sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O que fazer na primeira sexta do ano?

Confira as diversas atrações que acontecem hoje pelo Brasil


E eis que chega a primeira sexta-feira do ano. Ótimo dia para fazer alguma coisa diferente e dar às boas vindas ao tão esperado fim de semana, não é mesmo? Pensando nisso, consultamos nosso oráculo a internet para descobrir o que vai rolar hoje pelo Brasil. Divirtam-se!

Muito axé para 2012


Foto: Kaya Veruno
Para dar as boas vindas a 2012, a cantora baiana Mariene de Castro abre hoje a temporada do projeto Santo de Casa. A festa será no Centro Cultural da Barroquinha (Praça Castro Alves, s/n), em Salvador, e terá participação especial dos Filhos de Gandhy. A abertura fica por conta dos grupos populares Terno de Reis da Eterna Juventude e Ganhadeiras de Itapuã. Legal, né? Esse projeto da Mariene já existe há sete anos e vem ajudando a dar visibilidade a pequenos grupos culturais da Bahia.

Mestre Agenor e seu conjunto / Divulgação
E para quem não sabe, hoje é Dia de Reis, pois, segundo a crença cristã, foi nessa noite que Jesus, então recém-nascido, teria recebido a visita de três reis magos. Esse dia rende programação especial em vários lugares do país e Piauí não ficará de fora. A Folia de Reis em Teresina é organizada pela prefeitura por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

A programação acontecerá ainda de manhã no Shopping da Cidade e contará com atrações como Pastoril da Dona Socorro, Mestre Agenor e seu Conjunto, Reisado Reis de Ouro, Reisado Boi Estrela, Mestre Beija do Acordeon, Trupe Três Contigo e o espetáculo O Auto da Folia de Reis (com o diretor de teatro Adalmir Miranda).

Logo mais à noite, a festa continua. A partir das 19h, acontece uma apresentação de Reisado cantada pelo mestre Pedro da Rabeca, na Reza de Dona Lúcia (Rua Lino Correia Lima, 2890 - Planalto Ininga).

Sexta literária


É com os livros que vocês pretendem passar a primeira sexta do ano? Pois hoje é dia de da mesa redonda “Biografias e Perfis: o personagem em destaque” na Livraria Cultura do Shopping Salvador. O evento contará com a participação do escritor cearense radicado em Recife (PE), Cássio Cavalcante, que irá a Salvador para o lançamento da biografia “Nara Leão – A Musa dos Trópicos“, cujo texto da orelha é assinado pelo cineasta Cacá Diegues, ex-marido da cantora.

Já a jornalista carioca Rogéria Gomes estará presente no evento, com o livro “As grandes damas – E um perfil do teatro brasileiro“. Da Bahia participam o jornalista Biaggio Talento com a biografia do etnólogo, precursor do movimento negro, folclorista e escritor Edison Carneiro e a escritora Cristina Ramos, com o recém-lançado “Padre Sadoc – Sacerdote, Amigo, Irmão”, uma biografia autorizada do Monsenhor Gaspar Sadoc da Natividade, que por muitos anos desenvolveu suas ações socioeducativas, religiosas e culturais na Igreja de Nossa Senhora da Vitória. Bem legal, né?

Cinema, música ou teatro?


Mas se o que vocês gostam mesmo é juntar literatura e cinema, também há opções nessa primeira sexta do ano. A editora Companhia das Letras promove hoje a mostra “Um livro, um filme: uma mini-mostra com filme, bate-papo e café”, no Estação Sesc Botafogo, no Rio de Janeiro. O evento contará com a exibição de seis filmes baseados em livros e após a sessão, um escritor, poeta, diretor ou roteirista conversam com o público sobre o filme e o livro ou o livro e o filme, não necessariamente nessa ordem. Saiba os filmes que serão exibidos.

Já em João Pessoa, o blog Livre Pauta apresentou uma dica super interessante. Hoje tem estreia da mostra “A Literatura no Cinema Brasileiro” no Espaço Cine Digital. O evento exibirá obras inspiradas em histórias e personagens da literatura, a exemplo de “Benjamim”, “Olga” e “Ensaio sobre a Cegueira”, destaque do projeto. Serão exibidos nove filmes nas sextas, sábados e domingos até o dia 22 de janeiro, sempre às 19h30, com entrada franca. Confira a programação completa.

Para os cinéfilos cariocas, a primeira sexta do ano é dia da “Maratona Odeon”, que vai virar a madrugada com exibição de diversos filmes. O evento fechará com um super café da manhã para já começar bem o fim de semana! Ficou interessado? Olha a programação!

Divulgação
Acham que acabou? Que nada, ainda tem muito mais! Para a galera do samba, Martn’ália abre hoje a temporada 2012 do Circo Voador, também no Rio, e comemora nove anos de carreira. A abertura do show fica por conta do grupo Santa Clara. Já no intervalo dos shows, o DJ Matheus Puertas comanda a pista. Lá no site do Circo Voador tem informações sobre preços e ingressos.



Divulgação
Para quem está em Sergipe, não pode perder o show de Zélia Duncan no 37º Encontro Cultural de Laranjeiras, que será na Praça de Eventos do município. Além do show, o evento ainda tem exposições, oficinas e mais apresentações musicais no Sarau Lá em Casa e no Café Cultural.Confira a programação completa.


Divulgaçã
Está em São Paulo e gosta de teatro? Hoje tem a reestreia da peça “Toc Toc”, uma comédia que mostra o convívio de portadores de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) na sala de espera de um consultório de especialista. A peça fica em cartaz até 26 de fevereiro no Teatro Das Artes, Shopping Eldorado (Av. Rebouças, 3970 – 3º Piso, SP). No site do teatro tem informações sobre horários e preços. 

Nossas dicas chegaram ao fim. Esperamos que tenham gostado... Boa sexta-feira a todos! =)

Nenhum comentário: