sexta-feira, 20 de maio de 2011

Estreia como colunista do Guia da Semana!

Foto: Carol Vidal
Olá, leitores!

Depois de dias de problemas com a Internet, volto a atualizar o blog trazendo uma novidade: estou estreiando hoje como colunista do site Guia da Semana! Meus temas serão sempre voltados à Artes e Teatro ou Cinema. Na coluna de estreia falo sobre a exposição em homenagem à São Jorge, que está em cartaz no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, no Rio de Janeiro.

Para ler, é só clicar aqui! Divirtam-se, indiquem e comentem!

PS: A partir deste fim de semana, as postagens do blog voltam ao normal!

Hoje começa a votação para o Prêmio Top Blog 2011! Para votar no Cultura em Movimento, basta clicar no banner aqui do lado direito e você será direcionado à página de votação. Conto com seu voto e divulgação!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Com mostra e seminário, instituições discutem a produção audiovisual contemporânea

Foto: Divulgação


Nas duas últimas décadas, o cinema e o vídeo têm estado cada vez mais presentes nas exposições internacionais de arte. Grandes museus e centros culturais realizam mostras coletivas, tendo como tema central o cinema e suas relações com a produção artística contemporânea. Muitas dessas obras trazem referências explícitas, por meio de releituras ou da utilização de trechos de filmes. Outras elaboram narrativas audiovisuais baseadas nos códigos da linguagem do cinema e apresentam essas imagens e sons em ambientes específicos para projeções.

Com o objetivo de estimular a reflexão sobre esta produção e compreender como as instituições estão atuando neste cenário, o Itaú Cultural promove o seminário Filme, Vídeo e Arte: Compartilhando Experiências. O encontro conta com representantes de centros culturais e galerias, colecionadores e especialistas, que discutem as melhores práticas voltadas à constituição de acervos, os métodos de conservação e a difusão de obras de arte audiovisuais.

O seminário contará com a participação do Museu de Arte Moderna de Buenos Aires - Mamba, da Jean-Conrad et Isabelle Lemaitre Collection, de Christopher Eamon, de Nam June Paik Art Center, da Electronic Arts Intermix - EAI, de Inhotim, da Galeria Vermelho e do Itaú Cultural. Os debates terão mediação de Pedro França.

Como parte da programação, serão exibidos filmes e vídeos da Jean-Conrad et Isabelle Lemaitre Collection, da EAI e do Mamba. Durante o evento também será apresentada a primeira seleção de obras de artistas brasileiros do acervo audiovisual do Itaú Cultural. 

Para garantir o seu lugar e ganhar o kit do evento, inscreva-se pelo telefone (11) 2168 1779 até o dia 15 de maio de 2011. No total, são 40 kits com produtos do Itaú Cultural. 

* Com informações do Itaú Cultural

Últimos dias de inscrição para o curso de escrita no Sesc Alagoas


Estão abertas as inscrições para o curso Escrever pra quê?, que acontecerá entre maio e outubro em Alagoas. O curso, que tem como pré-requisito o ensino médio completo, propõe desenvolver práticas de leitura e produção de textos que contemplem a construção da escrita de ficção e o fazer-pensar literário que envolve a capacidade de criação literária.

Para se inscrever no curso, basta comparecer ao Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro) no horário das 9h às 18h, de segunda- feira a sexta-feira, até o dia 13 de maio, com a documentação exigida em edital. As inscrições também podem ser feitas pelo e-mail literatura@sescalagoas.com.br. Mais informações, o edital e a ficha de inscrição estão no site do Sesc Alagoas.


Projeto leva literatura às comunidades indígenas de Roraima

Foto: Divulgação


O Coletivo Arteliteratura Caimbé realiza uma jornada literária nas comunidades indígenas de Roraima. O grupo já passou pelas comunidades de Campo Alegre e Vista Alegre, e as próximas paradas são em Boca da Mata e Sorocaima II, na próxima sexta-feira, dia 13. O objetivo é  levar escritores, doar livros e fundar bibliotecas comunitárias no município de Boa Vista, onde essas comunidades ficam. As atividades fazem parte do projeto Caminhada Arteliteratura, selecionado pela Funarte e o Ministério da Cultura na Bolsa de Circulação Literária 2010.

O Coletivo Caimbé realizou em fevereiro as primeiras ações do projeto em Campo Alegre e Vista Alegre, fazendo rodas de leituras e doando um kit com 29 livros e um CD de escritores e cantores roraimenses. O retorno, desta vez com os criadores das obras que fazem parte do kit, trazem o poeta Eroquês Gaudério, o cordelista Otaniel Souza e a contadora de histórias Alexia Linke. O projeto Caminhada Arteliteratura foi criado para incentivar a leitura e formação de novos leitores nos municípios de Pacaraima e Boa Vista, que integram os Territórios da Cidadania da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e São Marcos, em Roraima, e no município de Palmares, integrante do Território da Cidadania Mata Sul, em Pernambuco. As comunidades visitadas são predominantes nas etnias Macuxi e Wapichana, e todas falam português.

Também serão entregues os livros arrecadados em uma campanha realizada entre fevereiro e março para montar bibliotecas comunitárias nas quatro localidades indígenas contempladas pela Caminhada Arteliteratura e também em Boa Vista.  Foram mais de 1.100 livros de prosa e poesia doados através da colaboração dos boa-vistenses, autores de outros Estados e da Fundação Biblioteca Nacional. O projeto é coordenado pelo jornalista Edgar Borges e tem participação da poeta Zanny Adairalba, do contador de histórias Tana Halú e da ativista cultural Heloisa Brito.

Consulte abaixo a programação da próxima sexta:dia 28 de abril

Boca da Mata: das 8h as 12h
Sorocaima II : das 14h as 18h
Local: Em cada comunidade, no malocão comunitário (um galpão circular coberto com palha de buriti, construção típica da região)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Exposição Arte Viva mostra costumes dos paraibanos

Para quem está em João Pessoa, está aí uma dica de exposição que o blog Livre Pauta publicou, e que fica em cartaz até amanhã. Não deixem de passar pelo blog e conferir outras novidades!

Um passeio por alguns costumes do povo paraibano, a partir do século XVI até o XXI. Essa é a proposta da exposição Arte Viva, que será montada no Centro de Vivência da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, no período de 2 a 10 de maio de 2011.

Na exposição, o artista Pedro Vilarim apresentará bonecos que retratam o cotidiano dos pessoenses. “O público verá, por exemplo, o antigo candeeiro, o bonde, o agricultor, a atual banda de forró, entre tantos outros bonecos”, afirmou o artista lembrando que as peças são cinéticas, ou seja, têm movimento. A exposição estará aberta no horário das 8h às 16h.

Com 15 anos de experiência, Paulo Vilarim trabalha num novo projeto: um engenho de cachaça. “Mas, essa peça não vai estar nessa exposição de maio”, explicou o artista, que também é funcionário da UFPB há 37 anos.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Mª Cristina Dias

Com informações do blog Livre Pauta.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Exposição em Salvador conta a história dos Direitos Humanos no Brasil

Imagem: Google Imagens

Fica em cartaz até o dia 8 de maio a exposição Direitos Humanos no Brasil, na Caixa Cultural Salvador. Composta por imagens de diversos fotógrafos e pinturas de artistas, que recontam as conquistas cívicas e os avanços da sociedade brasileira, a mostra tem curadoria de Denise Carvalho e textos do historiador e jornalista Gilberto Maringoni. A exposição conta com apoio da Caixa Econômica Federal e é patrocinada pela Petrobras, com recursos da Lei Rouanet. A realização é da Dinâmica Produções Culturais e a produção é da Aori Produções Culturais.

Inaugurada no ano passado, em Belo Horizonte, no dia 10 de dezembro (Dia Internacional da luta pelos Direitos Humanos) – fruto do livro homônimo, lançado na mesma ocasião –, a mostra também passou pelo Rio de Janeiro, apresentando Imagens jornalísticas e históricas, consagradas e inéditas, que contam a história da luta pela conquista dos Direitos Humanos no Brasil. O volume conta com dois ensaios curtos e 156 imagens históricas. A mostra apresenta 60 imagens do livro, ampliadas e contextualizadas através da história.

A exposição retrata a conquista do território brasileiro por parte dos portugueses, a dominação e o extermínio de inúmeros povos indígenas. Retrata também a escravidão negra, com a provável chegada das primeiras levas de africanos, em 1502, até a total libertação da escravatura, com destaque para a história marcante do Quilombo dos Palmares, os mercados de escravos e a Revolta dos Malês ocorrida em Salvador. A mostra também visita o massacre de Canudos, a Revolta da Vacina e da Chibata, e as lutas por melhores condições de trabalho, as primeiras greves, o tenentismo, a Revolução de Trinta e outros importantes capítulos da história cívica nacional recente.

A Caixa Cultural Salvador Rua Carlos Gomes, 57, Centro, e a exposição fica aberta ao público de terça a domingo, das 10h às 18h. O acesso é gratuito e indicado para uma faixa etária a partir de 10 anos. Mais informações pelo telefone (71) 3421-4200.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

João Pessoa: Oficina de Interpretação


Estão abertas as inscrições para a Oficina de Interpretação do Projeto Dramaturgia – Leitura em Cena, ministrado pelo professor André Paes Leme, do Rio de Janeiro. A oficina, que acontecerá de 06 a 08 de maio no mini-auditório do SESC Centro – João Pessoa irá selecionar 24 atores e 04 diretores para a Mostra Leituras em Cena. Serão disponibilizadas 35 vagas. Para se inscrever é necessário levar dois quilos de alimentos não perecíveis, até o dia 05 de maio. Mais informações pelo telefone: (83) 3208-3158.


Recife: Festival de Teatro para Crianças

Imagem: Google Imagens


Estão abertas, até a próxima quinta-feira, 5, as inscrições para o 8º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco. O Festival realiza mostra nacional, não competitiva, aberta à participação de grupos e produtores teatrais.

O evento será realizado no mês de julho, em teatros, praças e shoppings, oferecendo, além dos espetáculos, oficinas e palestras voltadas para profissionais do setor. Mais informações e a ficha de inscrição estão no site www.teatroparacrianca.com.br.


Fonte: MinC Nordeste

Belo Horizonte: Orquestra Filarmônica se apresenta no Palácio das Artes


Mozart, Villa-Lobos e Nielsen compõem o programa do concerto que a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais apresenta nesta terça-feira. O espetáculo, sob regência de Marcos Arakaki, será ás 20h30, no Palácio das Artes. O concerto faz parte da Série Vivace e esta será a primeira vez que o "Concerto para flauta e orquestra" de Nielsen será apresentado em Belo Horizonte, e contará com solos de Cássia Lima.

O Palácio das Artes fica na Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro, BH. Os ingressos custam entre R$22 e R$48 e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3236-7400.

domingo, 1 de maio de 2011

Curitiba: Feira Brasileira de Reciclagem, Preservação & Tecnologia Ambiental

Dando continuidade à divulgação de ações ligadas à responsabilidade socioambiental, segue a dica de mais um evento que vai tratar do assunto. É a contribuição do Cultura em Movimento para a construção de um mundo mais sustentável.


Entre os dias 4 e 7 de maio acontece a RECICLAÇÃO, Feira Brasileira de Reciclagem, Preservação & Tecnologia Ambiental. O evento, que será realizado no Expo Unimed Curitiba, visa aproximar a comunidade científica e o setor empresarial com intuito de estimular o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, através da reciclagem e reutilização de resíduos, recuperáveis industriais, uso de energias alternativas e renováveis.

 A feira tem o objetivo, também, de gerar negócios, inclusão e consciência sócio ambiental, tendo como eixo norteador das ações o quadrinômio EDUCAÇAO – CONSCIÊNCIA – NEGÓCIOS – DESENVOLVIMENTO.  Na edição de 2011, o foco de discussão da feira será a nova política  de Resíduos Sólidos. 

O Expo Unimed Curitiba fica na Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido, Curitiba. Mais informações e inscrição no site do evento.

Rio de Janeiro: Nova temporada do show “Influência da Bossa”

Foto:Fernando Talask


Foto: J. Carino











Na próxima terça-feira, 3, inicia uma nova temporada do show “Influência da Bossa”, apresentado pela cantora Thaís Motta e o pianista Marvio Ciribelli. O show acontece todas as terças de maio, sempre às 22h30, no Vinicius Bar, no Rio de Janeiro. Acompanhando a dupla estarão Paulo Diniz na bateria e Francisco Falcon no contrabaixo.

O espetáculo, que é realizado há mais de dois anos no Vinicius Bar, destaca Tom Jobim, Chico Buarque, Marcos Valle, Vinicius de Moraes e Baden Powell. “Influência da Bossa” também já foi apresentado na França, na comemoração dos "50 anos da Bossa Nova" e no aniversário de Tom Jobim, no ano passado, na Praia de Icaraí, Niterói (RJ). 

O repertório contará com novos arranjos para Bossas e Sambas como Apelo (Baden Powell e Vinicius de Moraes); Valsinha (Chico Buarque); Amor em Paz (Tom Jobim e Vinicius de Moraes); Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Meditação (Tom Jobim e Newton Mendonça), Samba em Prelúdio (Baden Powell e Vinicius de Moraes), Aquarela do Brasil (Ary Barroso), Retrato em Branco e Preto (Chico Buarque e Tom Jobim) e Samba de Verão (Marcos e Paulo Sérgio Valle).

O Vinicius Bar fica na Rua Vinicius de Moraes, 39 – Ipanema, Rio de Janeiro. Mais informações pelos telefones (21) 2523-4757 e (21) 2287-1497. Os ingressos custam R$30.

Campina Grande: Mostra do Livro Universitário


No período de 02 a 06 de maio, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) realizará a 3ª Mostra do Livro Universitário, que disponibilizará livros de todas as editoras universitárias do país com descontos variando de 30% a 50%. O evento acontecerá no hall do complexo administrativo da UEPB, localizado no Campus I, bairro universitário, em Campina Grande.

Seguindo a política de acessibilidade ao livro, adotada pela EDUEPB, dezenas de títulos acadêmicos da Editora e também com o Selo Latus – segmento responsável pela publicação de produções artísticas, culturais e produtos de cunho não científico da UEPB – estarão à disposição dos interessados a partir de R$5.

Desta vez, em parceria com as direções de Centro, chefias de Departamento e coordenações de Curso, a Mostra não permanecerá apenas em Campina Grande, mas se estenderá aos campi da capital e do interior.

Um dos pontos marcantes da 3ª Mostra do Livro Universitário será a sessão de lançamentos coletivos, que acontecerá no dia 05 de maio, às 10h30, no hall do Prédio de Administração Central. Para isso, a direção da EDUEPB está convocando todos os autores da Editora e do Selo Latus para apresentação pública de sua obra.

Outras informações podem ser adquiridas através dos telefones (83) 3315-3381 ou 3315-3452.

Fonte: UEPB

Salvador: Lançamento da Coletânea de Capoeira


A Fundação Gregório Mattos (FGM) realiza, na próxima segunda-feira, 2, o lançamento da coletânea de CDs Capoeira Viva. A cerimônia acontecerá às 17h no Espaço Cultural Barroquinha, em Salvador, e será aberta ao público.

 A coletânea, fruto do projeto Capoeira Viva, idealizado pelo Ministério da Cultura e promovido pela FGM com o patrocínio da Petrobras, reúne cinco CDs com 13 grupos de capoeira de todo o Brasil. Entre os grupos selecionados, sete são da Bahia e seis de diferentes estados do país: São Paulo, Santos, Campinas, Maranhão, Goiânia e Recife. Já entre os grupos baianos, cinco são de Salvador, e os outros dois de Ilhéus e Santo Amaro da Purificação.

A iniciativa tem como principal objetivo, promover a arte marcial, como bem constituinte do patrimônio cultural brasileiro. Durante o lançamento, aberto ao público, também será possível conferir uma exposição de livros, CDs, vídeos, fotos, além de rodas de capoeira.

O Espaço Cultural da Barroquinha está localizado na Praça Castro Alves, s/n – Barroquinha, Salvador.