terça-feira, 25 de outubro de 2011

Linguagem itinerante da fotografia é tema de seminário no Rio


O seminário internacional “As Linguagens Itinerantes da Fotografia” acontece entre os dias 26, 27 e 28 de outubro de 2011 na Escola de Comunicação da UFRJ e no Instituto Moreira Salles (RJ) e vai abordar os vários modos pelos quais as fotografias atravessam períodos históricos, fronteiras nacionais e diferentes mídias. 

Embora venham sendo apropriadas e intercambiadas em diferentes contextos nacionais e internacionais desde a segunda metade do século XIX, estes movimentos agora ocorrem em uma velocidade sem precedentes, graças especialmente às novas tecnologias. Através de um ciclo de debates, o evento pretende, portanto, ajudar a compreender o lugar e o papel destas imagens na contemporaneidade. 

Com foco na itinerância, as mesas de debates incluem pesquisadores de diferentes países e de distintas disciplinas e abordarão três problemas-chave: circulação das imagens para além das fronteiras culturais, sociais, étnicas e nacionais; diálogo entre fotografia e outras mídias no contexto internacional; e relação entre fotografia e arquivo, no que toca à memória, à história, à justiça e à poética fotográfica. 

Confira a programação completa no site do evento.

Nenhum comentário: