terça-feira, 10 de maio de 2011

Projeto leva literatura às comunidades indígenas de Roraima

Foto: Divulgação


O Coletivo Arteliteratura Caimbé realiza uma jornada literária nas comunidades indígenas de Roraima. O grupo já passou pelas comunidades de Campo Alegre e Vista Alegre, e as próximas paradas são em Boca da Mata e Sorocaima II, na próxima sexta-feira, dia 13. O objetivo é  levar escritores, doar livros e fundar bibliotecas comunitárias no município de Boa Vista, onde essas comunidades ficam. As atividades fazem parte do projeto Caminhada Arteliteratura, selecionado pela Funarte e o Ministério da Cultura na Bolsa de Circulação Literária 2010.

O Coletivo Caimbé realizou em fevereiro as primeiras ações do projeto em Campo Alegre e Vista Alegre, fazendo rodas de leituras e doando um kit com 29 livros e um CD de escritores e cantores roraimenses. O retorno, desta vez com os criadores das obras que fazem parte do kit, trazem o poeta Eroquês Gaudério, o cordelista Otaniel Souza e a contadora de histórias Alexia Linke. O projeto Caminhada Arteliteratura foi criado para incentivar a leitura e formação de novos leitores nos municípios de Pacaraima e Boa Vista, que integram os Territórios da Cidadania da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e São Marcos, em Roraima, e no município de Palmares, integrante do Território da Cidadania Mata Sul, em Pernambuco. As comunidades visitadas são predominantes nas etnias Macuxi e Wapichana, e todas falam português.

Também serão entregues os livros arrecadados em uma campanha realizada entre fevereiro e março para montar bibliotecas comunitárias nas quatro localidades indígenas contempladas pela Caminhada Arteliteratura e também em Boa Vista.  Foram mais de 1.100 livros de prosa e poesia doados através da colaboração dos boa-vistenses, autores de outros Estados e da Fundação Biblioteca Nacional. O projeto é coordenado pelo jornalista Edgar Borges e tem participação da poeta Zanny Adairalba, do contador de histórias Tana Halú e da ativista cultural Heloisa Brito.

Consulte abaixo a programação da próxima sexta:dia 28 de abril

Boca da Mata: das 8h as 12h
Sorocaima II : das 14h as 18h
Local: Em cada comunidade, no malocão comunitário (um galpão circular coberto com palha de buriti, construção típica da região)

Nenhum comentário: