terça-feira, 10 de maio de 2011

Com mostra e seminário, instituições discutem a produção audiovisual contemporânea

Foto: Divulgação


Nas duas últimas décadas, o cinema e o vídeo têm estado cada vez mais presentes nas exposições internacionais de arte. Grandes museus e centros culturais realizam mostras coletivas, tendo como tema central o cinema e suas relações com a produção artística contemporânea. Muitas dessas obras trazem referências explícitas, por meio de releituras ou da utilização de trechos de filmes. Outras elaboram narrativas audiovisuais baseadas nos códigos da linguagem do cinema e apresentam essas imagens e sons em ambientes específicos para projeções.

Com o objetivo de estimular a reflexão sobre esta produção e compreender como as instituições estão atuando neste cenário, o Itaú Cultural promove o seminário Filme, Vídeo e Arte: Compartilhando Experiências. O encontro conta com representantes de centros culturais e galerias, colecionadores e especialistas, que discutem as melhores práticas voltadas à constituição de acervos, os métodos de conservação e a difusão de obras de arte audiovisuais.

O seminário contará com a participação do Museu de Arte Moderna de Buenos Aires - Mamba, da Jean-Conrad et Isabelle Lemaitre Collection, de Christopher Eamon, de Nam June Paik Art Center, da Electronic Arts Intermix - EAI, de Inhotim, da Galeria Vermelho e do Itaú Cultural. Os debates terão mediação de Pedro França.

Como parte da programação, serão exibidos filmes e vídeos da Jean-Conrad et Isabelle Lemaitre Collection, da EAI e do Mamba. Durante o evento também será apresentada a primeira seleção de obras de artistas brasileiros do acervo audiovisual do Itaú Cultural. 

Para garantir o seu lugar e ganhar o kit do evento, inscreva-se pelo telefone (11) 2168 1779 até o dia 15 de maio de 2011. No total, são 40 kits com produtos do Itaú Cultural. 

* Com informações do Itaú Cultural

Nenhum comentário: