segunda-feira, 4 de abril de 2011

(Re)Conhecendo o Rio


É fato que o centro do Rio guarda muitas histórias. Mas será que o carioca conhece cada nuance desse ambiente? E foi com o objetivo de descortinar os “mistérios” do centro do Rio que o projeto Roteiros Geográficos do Rio foi criado. Coordenado pelo professor Dr. João Baptista Ferreira de Mello, o projeto promove caminhadas gratuitas na Área Central do Rio de Janeiro de dia e à noite, além de outros pontos da cidade, tais como os bairros Glória, Catete, Flamengo e Copacabana. 

Roteiros Geográficos do Rio é um projeto de extensão do Núcleo de Estudos Sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio de Janeiro – NeghaRIO – do Instituto de Geografia – IGEOG – da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. O projeto procura resgatar o espaço urbano carioca, traduzindo, dessa forma, a cidade como um livro aberto a ser explicado, ampliando, assim, os domínios do conhecimento dos participantes sobre a própria geografia na qual criam, atuam e vivem. 

Trata-se, assim, de uma maneira vibrante e direta de se aprender geografia e a vida de relações da cidade, a partir das exposições do professor e dos bolsistas em lugares coletivos e ambientes fechados na cidade do Rio de Janeiro. Ficou interessado? Na próxima quarta-feira, dia 6, tem um passeio novo: Memória e Metamorfoses no Retorno aos Morros do Senado,Santo Antônio e Castelo. 

O ponto de encontro para este passeio será junto ao Grande Templo Israelita (esquina de ruas HenriqueValadares com Tenente Possolo) às 20h. As inscrições são grátis e podem ser efetuadas pelo email roteirosgeorio@uol.com.br, pelo Twitter ou pelo telefone (21) 8871-7238. E para conferir a programação dos próximos passeios, é só acessar o site do projeto.

Nenhum comentário: