sábado, 2 de abril de 2011

Ibermuseus lança II Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus


O programa Ibermuseus lançou nesta sexta-feira, 1º de abril, o II Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus 2011. O evento contou com as presenças do secretário-geral da OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), Álvaro Marchesi, e do presidente do Ibram (que também preside o Ibermuseus), José do Nascimento Junior.  A diretora do escritório regional da OEI no Brasil, Ivana Siqueira, e a diretora interina da Segib (Secretaria Geral Ibero-americana), Alice Abreu, também participaram do lançamento, além de adidos culturais e outras autoridades da Ibero-américa.

O objetivo do Prêmio é identificar, premiar e dar visibilidade a boas práticas de ação educativa em museus e instituições culturais, que estimulem o desenvolvimento pessoal e a coesão social e promovam a responsabilidade dos museus como agentes essenciais para o desenvolvimento.

O Prêmio é composto das categorias Banco de Boas Práticas e Incubadora de Projetos em Ação Educativa. A premiação é de US$ 10 mil (1º prêmio) e US$ 5 mil (2º e 3º prêmios).

Programa Ibermuseus - O Ibermuseus é um programa intergovernamental de cooperação cultural para a criação e fortalecimento de políticas públicas de museus na Ibero-américa. Vinculado à Segib, tem apoio técnico da OEI e do Ibram, e apoio financeiro da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aecid). A sede do Ibermuseus fica no Brasil, no Instituto Brasileiro de Museus, e o programa é presidido por José do Nascimento Junior, também presidente do Instituto.

Fonte: Ibram/MinC

Nenhum comentário: