segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Especial "A música de São Paulo": Tó Brandileone

Foto: Dani Gurgel
 
Se nas décadas de 50 e 60, a Bossa Nova transitou pelo cenário internacional, atraindo a atenção para o que o Brasil tinha a oferecer culturalmente, hoje, o cenário não é muito diferente. Jovens e talentosos artistas – como eram os músicos que fizeram parte desse movimento – andam fazendo bonito fora do país.

Tó Brandileone é um exemplo de músico que está seguindo os “passos internacionais” de seus antecessores da Bossa Nova. Aliás, o movimento faz parte de suas influências, tendo João Gilberto e Tom Jobim como “guias”. E se a Bossa Nova tem um pé no jazz, a música de Tó bebe na fonte dos meninos de Liverpool.

Com apenas 23 anos e experiência de veterano, Tó já fez temporada de um mês na Europa e, segundo ele, o mercado fonográfico europeu é mais receptivo que o brasileiro. Entre os motivos apontados por ele, está o maior poder aquisitivo dos europeus, o que possibilita mais oportunidades de gastar com cultura.

Em seu primeiro disco, o músico apresenta canções autorais – a maioria delas em parceria com Vinicius Calderoni, outro jovem artista paulista. Sua formação e seu gosto musical transitam pelo “meio bossa nova e rock’n’roll”. Mesmo que a influência do rock apareça pouco no primeiro CD, Tó foi guitarrista de uma banda, na adolescência, e garante que o rock faz parte de sua formação. Segundo ele, isso vai aparecendo aos poucos em seu trabalho. “Acho que toda arte é resultado de uma mistura”, diz ele, que define sua música como, simplesmente, brasileira. Mas esse simplesmente está longe de mostrar um trabalho sem conteúdo.

A música de Tó é brasileira porque consegue casar - e muito bem - diferentes ritmos e tendências, sem perder uma identidade ou coerência do trabalho apresentado. O músico já apresenta um trabalho realmente consistente, mostrando a que veio. Esse é um nome que apareceu para ficar.


Tó Brandileone é um dos integrantes do 5 a seco.

*Sugestões: culturaemovimento@gmail.com

Vote no Cultura em Movimento no Prêmio Top Blog! Basta clicar no banner do lado direito do blog e votar. Depois, é só confirmar o voto por e-mail! A votação vai até 6/10.

Nenhum comentário: