quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O segredo do sucesso

Foto: Divulgação

Sempre achei que certos artistas, por terem construído uma obra tão completa, fossem intocáveis, a ponto de regravações serem meras reproduções do que já foi feito. Renato Russo e a Legião Urbana eram assim, para mim. Mas, como a música é uma caixinha de – boas – surpresas, eis que vejo minha opinião ser derrubada. Não pensem que fiquei triste com isso. É muito gratificante esbarrar com um trabalho que, certamente, é histórico, como “Meu segredo mais sincero”, de Leila Pinheiro.

Realmente, para regravar – sem copiar – Renato Russo, só poderia ser mesmo alguém do nível de Leila Pinheiro, que conseguiu, com sua voz e seu piano impecáveis, dar toda a carga de emoção que as músicas de Renato carregam. Mas, não é uma cópia do que todos já conhecemos. O novo trabalho da cantora revela, realmente, um segredo sincero: a mescla da alma de Renato Russo com a pitada de Leila. Há uma entrega e uma sintonia entre compositor e cantora. E é isso que faz o CD único, mesmo sem uma música inédita.

Lançado pela gravadora Biscoito Fino, “Meu segredo mais sincero” traz grandes sucessos como “Teatro dos Vampiros”, “Eu sei” e “Ainda é cedo”. A grande obra-prima do CD é “Quando você voltar”, música menos conhecida de Renato. A interpretação de Leila é de dar inveja, pois ela consegue conduzir o ouvinte em cada melodia, fazendo com que se sinta envolvido e parte daquela história. Afinal, quem nunca teve um grande amor?

Amor. Uma boa palavra para definir este CD. Presente não só nas letras, mas na alma do trabalho, o amor também conta um segredo: ele é a diferença entre as regravações que reproduzem e as reinterpretações que emocionam. Por isso, não espere encontrar Renato Russo sendo cantado por outro artista. “Meu segredo mais sincero” traz Leila Pinheiro usando das músicas de Renato para dar o seu recado. E para mostrar que mesmo que se passem décadas ou séculos, Legião Urbana continuará dando voz às inquietações de que geração for. Se o público que cresceu com a banda, hoje já está mais maduro, ainda há chance de as canções arrebatarem mais uma legião de fãs, que nem sonhavam em nascer no auge dos anos 80 e 90. 

Agora é minha vez de contar um segredo: quando a esperança de trabalhos de qualidades ameaça ir por água abaixo, é bom ser surpreendida com trabalhos como este de Leila Pinheiro. Ouvir o conjunto “piano-voz” tão cheio de talento é ter a certeza que a música ainda é capaz de tocar o coração e de alimentar a alma.


Próximos shows - Lançamento de "Meu segredo mais sincero"
Dias 10 e 11 de setembro 
Às 19h30
Teatro Rival Petrobras - Rua Álvaro Alvim, 33/37 - Cinelândia, RJ.
Tel: (21) 2240-4469  


* Sugestões: culturaemovimento@gmail.com

Vote no Cultura em Movimento no Prêmio Top Blog! Basta clicar no banner do lado direito do blog e votar. Depois, é só confirmar o voto por e-mail! A votação vai até 6/10.

Nenhum comentário: