segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Especial "A música de São Paulo": 5 a seco


Eles são 5 artistas em um, 5 influências que se juntam, 5 sonoridades que apresentam uma música de muita identidade. Eles são: Vinicius Calderoni, Tó Brandileone, Leo Bianchini, Pedro Altério e Pedro Viáfora. Ou, simplesmente, 5 a seco.

Com pouco mais de um ano de estrada, os meninos já vêm conquistando seu espaço na cena musical paulistana, com shows lotados em grandes palcos como Itaú Cultural e Auditório Ibirapuera. Também, não é para menos. A mistura musical desses 5 grandes músicos – e não me refiro aqui à idade – deu origem a um sexto elemento, com uma textura musical homogênea e ao mesmo tempo diversa. Eles passeiam pela tradição da canção brasileira, mas agregam referências diversas, do indie rock à música erudita; dos ritmos regionais brasileiros ao jazz atual. São jovens na idade, mas com qualidade de veteranos. Dois dos integrantes já lançaram seus respectivos discos, Vinicius Calderoni (Tranchã, 2007) e Tó Brandileone (Tó Brandileone, 2008), e os outros estão em fase de pré- produção de seus álbuns solo.

A música que move o grupo, apesar de todas as influências, é totalmente autoral. Os cinco, não apenas possuem composições de sobra para muitos shows, mas também são responsáveis pela montagem e modelagem das apresentações, além de se revezarem nos instrumentos. Somente os cinco participam dos shows: eles são completos e se completam. 

Irreverência, criatividade, inovação, talento.  Na “era digital”, tornar-se visível não é das missões mais impossíveis. Mas conseguir visibilidade por merecimento, não é para qualquer um. E, se há um trabalho que mereça ser visto e admirado, é o trabalho desses meninos. Que venham muitas novidades por aí. A – boa – música agradece.


5 a seco no Rio de Janeiro
Dia 28/9
Às 19h30
Teatro Rival Petrobrás – Rua Álvaro Alvim, 33/37 – Cinelândia
Tel.: (21) 2240-4469

Na próxima semana, a segunda reportagem da série especial sobre a cena musical paulistana. Encante-se com toda a sensibilidade de Tatiana Parra.


*Sugestões: culturaemovimento@gmail.com
 
Vote no Cultura em Movimento no Prêmio Top Blog! Basta clicar no banner do lado direito do blog e votar. Depois, é só confirmar o voto por e-mail! A votação vai até 6/10.

Nenhum comentário: