sábado, 25 de setembro de 2010

Colaborando: Festival de Teatro em Angra dos Reis

Matéria de Carol Freitas [blogs Tigela Colorida e Mania Crônica] sobre o início da Festa Internacional de Teatro de Angra. A disseminação da cultura é feita através da união e parceria. Envie, também, um texto sobre algum evento cultural e ajude o blog a movimentar cada vez mais o cenário cultural brasileiro. Escreva para culturaemovimento@gmail.com e conte sua história!


Começou hoje, 25 de setembro, em Angra dos Reis, no litoral fluminense, a FITA - Festa Internacional de Teatro de Angra. O evento já se tornou tradição na cidade e se transformou em instrumento de popularização do teatro, já que peças do circuito nacional podem ser assistidas a preços acessíveis. 

Desde a sua primeira edição, em 2004, o projeto, idealizado pelo jornalista João Carlos Rabello, cresceu em tamanho e reconhecimento. A programação é variada e a infraestrutura faz jus à intenção do evento, que é a de criar uma atmosfera cultural e fazer com que os espectadores sintam-se confortavelmente acomodados nos espaços montados em vários pontos da cidade. 

Na edição deste ano, os atores residentes em Angra ganharam uma grande oportunidade: a FITA lançou, em  junho, o “Atelier de Preparação para Atores”. O Atelier é uma oficina teatral que reuniu os principais nomes do teatro do país. Durante dois meses os alunos do curso foram submetidos a audições para participarem das três novas montagens patrocinadas pela FITA em 2010. 

A festa receberá em seus palcos nomes como Lília Cabral, Osmar Prado, Wladimir Brichta, Cissa Guimarães, entre outros, interpretando textos que vão da contemporânea Martha Medeiros, até o aclamado escritor Ariano Suassuna. O evento também contará com contribuições internacionais, como a peça “Quarteto”, com texto do dramaturgo alemão Heine Müller, produzido pelo "Teatro Del Contrajuego", da Venezuela. 

A maratona de teatro vai até o dia 17 de outubro e os ingressos para os espetáculos em cartaz podem ser adquiridos através do site da Ticketronic e em pontos de venda no comércio da cidade. Durante este período, a cidade convida, como diz o slogan do evento, para um mergulho em outros mares: o do teatro.


Vote no Cultura em Movimento no Prêmio Top Blog! Basta clicar no banner do lado direito do blog e votar. Depois, é só confirmar o voto por e-mail! A votação vai até 6/10.

Nenhum comentário: