sexta-feira, 19 de março de 2010

Pinacoteca de SP recebe exposição sobre Andy Warhol

A Estação Pinacoteca de São Paulo receberá, a partir deste sábado, 20, a maior exposição dedicada a Andy Warhol na América Latina. Com 170 obras, entre elas pinturas, gravuras, fotografias, filmes e instalações, a mostra “Andy Warhol – Mr. América” explora temas relacionados à política e cultura popular norteamericana.

A curadoria fica por conta do canadense Philip Larrat e entre os principais destaques da exposição encontra-se a série de retratos de Marilyn Monroe (1967), Jackie Kennedy (1964) e as Sopas Campbell (1968). Além disso, durante a exposição será exibido um ciclo de filmes produzidos por Warhol com temas como sexo, morte, beleza, alienação e poder, tudo produzido em seu estúdio próprio, The Factory.

Ícone nos anos 1960, Warhol redimensionou a arte norteamericana por meio de suas obras críticas no estilo Pop Art, mostrando uma América desenvolvida, mas ao mesmo tempo desumana. A Pop Art, nascida na Inglaterra nos anos 1950, se caracterizou pela apropriação de imagens da cultura de massa ou que fizessem parte do universo de consumo. O artista criticava esta indústria, que em sua visão possui grande influência na vida das pessoas.

A Estação Pinacoteca de São Paulo fica no Largo General Osório, 66. A mostra fica até o dia 23 de maio, de 10h às 18h. A entrada custa R$ 6 e nos sábados, a entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (11) 3335-4990.

Um comentário:

Luiz Alberto Machado disse...

Conferindo todas as novidades.
Beijabrações
www.luizalbertomachado.com.br