terça-feira, 18 de novembro de 2008

Uma luz no fim do túnel - Soluções alternativas para novos escritores

“Dedico este livro aos artistas anônimos que não conseguiram alavancas de amor para a elaboração de seus trabalhos”. É com essa dedicatória que o cantor e compositor Antenor Luz começa o seu livro “A arte de luz”, coletânea de poemas e partituras de sua autoria.

Antenor lançou esse livro em 2006, mas ele foi distribuído apenas para pessoas seletas e de cunho intelectual ligadas à arte literária.

Mas, para esses artistas que não conseguem chegar à grande mídia, a solução pode estar nas pequenas editoras. Segundo a matéria da revista “Retrato do Brasil”, os pequenos editores publicam mais autores novos, mais autores nacionais, lançam no mercado novos ilustradores, formam novos revisores, tradutores e editores. Garantem a “bibliodiversidade”, pois preenchem mesmo os menores nichos do mercado.

Essa união dos novos pode ser um bom negócio tanto para os escritores, que têm a chance de terem seus trabalhos publicados, quanto para as pequenas editoras, que ganham uma força maior para competir com as grandes empresas do mercado editorial. Atingindo nichos que as grandes editoras não se interessam, pode dar maior visibilidade para as empresas menores, sendo a válvula de escape para a concorrência.

Outro ponto que favorece às pequenas editoras lançarem novos escritores é o fato de o mercado de livros didáticos ser cada vez maior. Para uma editora de pequeno porte, é difícil concorrer, nesse ramo, quando as grandes editoras tiveram um faturamento de R$ 1,48bi em 2006 somente com os didáticos.

“O acesso às editoras deveria ser mais facilitado e estar mais ao alcance das pessoas que tem vontade de publicar os seus trabalhos”, diz Caroline. Se as grandes editoras não investem nesse setor, é hora de as pequenas investirem.

A solução está na união daqueles que são prejudicados pela falta de espaço. Se não há esse espaço, que se crie um, unindo os interesses comuns entre quem quer entrar no mercado editorial e quem quer continuar nele.


Próximo post: Será o fim dos poetas?

3 comentários:

Carol disse...

Bacana demais a maneira como vc tá conseguindo explorar esse tema! Os posts estão ficando mto bons :)

Bjs!

Oficina disse...

Carol,
Adorei conhecer seu lado blogueira, ainda mais falando sobre literatura! Amei! Voltarei sempre!
Beijos!

Rosemere Leonel Ribeiro disse...

Carol, esse é um tema bastante amplo e você está conseguindo desenvolver de forma clara e simples! Muito bom! Parabéns!!