quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Ana Clara Horta


Filha de uma pesquisadora de folclore brasileiro e de um crítico de música clássica, a carioca Ana Clara Horta sempre teve a música presente em sua vida. Além dos cds e vinis que tinha em casa, seu irmão é músico e seu pai toca piano, o que reforça essa presença musical em sua vida. Ana fez aula de piano dos 11 aos 14 anos, quando mudou para o violão, instrumento que toca até hoje.

Formada em Psicologia, chegou a exercer por um tempo essa profissão, mas a sua arte, como ela mesma diz, falou mais forte. E, assim, os amantes da boa música têm a oportunidade de apreciar mais um grande talento.
Influenciada por artistas como Caetano Veloso, Cartola, Noel Rosa, Chet Baker e Marisa Monte, sua música possui uma delicadeza única, reforçada por sua voz, agradável aos ouvidos. Suas canções são aquelas que não se cansa de ouvir.

Ana Clara é mais um exemplo desses novos artistas atrás de uma oportunidade de mostrar o seu trabalho, e sofrendo com a falta de investimento das gravadoras. Assim, seu cd está sem previsão de lançamento. "Não é só de música que está difícil de se viver, o mercado está cheio e fica difícil para todas as áreas. Mas, sinto que tem uma certa desvalorização do papel do artista", diz Ana, comentando sobre o fato de muitas casas de show não dividirem igualmente os lucros, querendo ganhar mais que os músicos/artistas. Além disso, os altos preços dos ingressos afastam as pessoas das casas de espetáculo.

Mas, com o crescimento da internet, artistas como ela têm a oportunidade de se tornarem mais conhecidos, pois a possibilidade de se baixar músicas revolucionou o mercado fonográfico. Assim, como muitos outros artistas, Ana Clara expõe suas músicas e divulga os seus shows na rede, fazendo com que cada vez mais pessoas se encantem com seu trabalho.

Na vida agitada em que vivemos, ouvir músicas como as da Ana, trazem de volta uma paz, aquela sensação de domingo sem compromisso, tão rara nos dias de hoje. E ter na música talentos como ela, só prova a grande qualidade que a cultura brasileira possui. O Brasil tem um cenário musical muito amplo, com muitos artistas bons, como a Ana Clara, mas que poucos conhecem. Que os grandes empresários do ramo descubram talentos como ela. A música brasileira agradece.

www.myspace.com/anaclarahorta

3 comentários:

Lusi Martinez disse...

Ahhh começou muito bem!!!

"O cheiro do pé de Amora".. acho que vou ter que mudar pro Rio de vez!
Ana é mesmo um exemplo de talento mal explorado! Mas vou plagiar Daniela Mercury e seu trocadilho "a fé de viver na arte"... vamos botar fé que as coisas vão tomar jeito, e que ela vai ter o sucesso que merece!

Amém.
333

Sylvinha Assis disse...

"Pra se lembraaaar dooo cheeeirooo do pé de amora.."
liiiiiindaaa!!!!!
Todo mundo devia ouvir Ana Clara Horta!!
Ela merece todo reconhecimento possivel do seu trabalho!!
Lusi, to contigo!

Baze Produções disse...

Muito obrigada a todos! O site oficial da Ana é o www.anaclarahorta.com.br

Sucesso para todos nós!