quinta-feira, 26 de julho de 2007

Desvendando o Rio...


Muitos cariocas não conhecem realmente a cidade onde moram. Muitos turistas vêm para o Rio com o objetivo de descobrir a cidade, além do que os pontos turísticos mais famosos podem oferecer.

E, na noite desta quinta-feira, a Lapa poderá ser desvendada para quem tiver interesse. A Lapa do samba de raiz, dos sobrados, da malandragem. Cada canto do bairro mais boêmio do Rio será conhecido pelo grupo que acompanhar o passeio "Roteiro noturno no Centro do Rio a pé".


Comandada pelo professor João Baptista Ferreira da Mello, da UERJ, esse passeio já acontece há nove meses. O encontro está marcado para as 21h, na portaria da Sala Cecília Meireles. De lá, o grupo - de no máximo 50 pessoas - segue adiante, passando prelos antiquários e casas de shows da Rua do Lavradio e pelas imediações de ruas como Visconde do Rio Branco, Gomes Freire e Constituição, entre outras.

O passeio termina por volta da meia-noite.


Está aí a oportunidade de conhecer a cidade que existe por trás das praias, do Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Cidade essa desconhecida, até mesmo, para muitos cariocas.

O Rio tem muito mais a oferecer do que o que já é conhecido.


Roteiro noturno no Centro do Rio a pé
Dia 26/07
Às 21h
Inscrições grátis:
roteirosgeorio@uol.com.br

Mais informações: 8871-7238

domingo, 22 de julho de 2007

Dica: Sol na Garganta do Futuro

A banda, formada pelo carioca Daniel Bosi (sopros/violão/voz) e pelos capixabas Fabricio Noronha (voz/poesia), Hugo Reis (guitarra), Vinicius Fabio (contrabaixo/voz/ruídos) e Erico (bateria/percussão) apresenta, desde 2001, poesia através da música.

O Sol na Garganta do Futuro é uma banda diferente das que estamos acostumados a ver, e é isso que faz dela uma banda especial.
Com poesias de grande qualidade e um fundo musical envolvente, cada show da banda é um grande espetáculo!

Para quem gosta de conhecer coisas novas, com certeza vai se interessar pelo trabalho da banda.
E pra quem gosta de música e poesia, então, nada melhor que uma banda que conseguiu unir essas duas artes de uma forma brilhante.

Que a cultura brasileira possa incentivar e descobrir, cada vez mais, talentos como esse!

Sol na Garganta do Futuro
Para baixar o cd demo da banda, clique AQUI

Vídeos do Sol no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=i2IPDtk0uzc
http://www.youtube.com/watch?v=n_aP7T69r4k
http://www.youtube.com/watch?v=CQsQ_LHZK5I

Contato: solnagarganta@yahoo.com.br

quarta-feira, 18 de julho de 2007

"Sonho de uma noite de verão", peça de Shakspeare, com certeza já teve muitas adaptações para o teatro brasileiro. Cada uma de um jeito, muitas fizeram sucesso, muitas vezes até com atores consagrados. Mas, um grupo de jovens atores vem roubando a cena.

O Centro Cultural Felipe Martins está em cartaz com uma adaptação da peça de Shakspeare, no Rio de Janeiro. Com jovens atores de muito talento, figurino impecável, maquiagem de grande qualidade e uma brilhante trilha sonora, não tinha como não ser um grande espetáculo.

A peça faz uma mistura entre o real e o imaginário, contando a história dos apaixonados Hérmia e Lisandro, que fogem para a floresta, onde vivem os seres encantados, para fugir de Demétrio, a quem Hérmia é prometida.

"Sonho de uma noite de verão" é uma história muito conhecida pelas pessoas, mas, o talento desses jovens atores faz com que essa adaptação tenha uma cara diferente. O teatro brasileiro só tem a ganhar com peças como essa. E que ele proporcione cada vez mais oportunidades para o grande talento desses atores.


Sonho de uma noite de verão
Direção: Felipe Martins e Thiago Valente

Dias: 22/7 às 12h30; 23/7 às 21h
Teatro do Planetário: Av. Padre Leonel Franca, 240 - Gávea

Dias: 28 e 29/7 às 21h
SENAC Copacabana: Rua Pompeu Loureiro, 45 - Copacabana

Ingressos: R$20

terça-feira, 17 de julho de 2007

MPB para dançar!



E quem disse que MPB não é música pra dançar?

Marcelinho da Lua é a prova que essa mistura dá certo. O produtor e DJ mescla a voz de grandes nomes da música brasileira com batidas eletrônicas. O resultado só podia ser sucesso!

A nova roupagem que da Lua deu para as músicas foram muito bem aceitas pelo público, e só tem a enriquecer ainda mais a música brasileira, fazendo com que grandes nomes, como Martinho da Vila e Chico Buarque sejam bem acitos pela geração mais jovem.

Marcelinho da Lua tambem faz parte do grupo BossaCucaNova, trio formado por Da Lua e pelos produtores musicais, técnicos de gravação e instrumentalistas, Márcio Menescal e Alexandre Moreira. O grupo adicionou sonoridades atuais a grandes clássicos da Bossa Nova, com esse objetivo de atingir os jovens.

E, para falar de sua carreira e do seu novo cd, Social, que tem a participação das Chicas Amora Pêra e Fernanda Gonzaga, Marcelinho da Lua estará, nesta terça feira, no Palco MPB, programa apresentado por Fernando Mansur, na rádio MPB FM.



Palco MPB com Marcelinho da Lua
Dia 17/07
Às 16h
MPB FM: 90,3 MHz

domingo, 15 de julho de 2007


Um grupo de amigos se reúne no Posto 9 de Ipanema, para fazer um batuque, sem ensaio mesmo, e sem carro de som nem nada. No país do carnaval, isso só podia dar samba!

E foi assim que, em 2003, surgiu o Bloco Empolga às 9, grande sucesso no carnaval carioca. Mas quem disse que carnaval tem data certa? Para quem quer festejar, carnaval é o ano inteiro!

E é com esse espírito que o Empolga faz a alegria do povo em cada apresentação. Esse grupo de 11 pessoas, que se encontraram nas aulas de percussão do Monobloco e, distribuídos em voz, harmonia e percussão, como o próprio nome diz, empolga o Rio de Janeiro por onde passa.

No repertório, estão grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Lenine e Rita Lee. Mas, claro, não podiam faltar os sambas-enredo, já que foi por esse motivo que o grupo se reuniu.

E, já que pra folia não precisa de data, o Empolga estará domingo e segunda, no Rio Scenarium, famosa casa da Lapa, eleita pela Veja como a melhor casa de música ao vivo do Rio.

Nada mais perfeito que o bloco mais empolgante do Rio, na melhor casa da cidade!


Empolga às 9
Dias 15 e 16/07
À partir das 22h
Rio Scenarium: Rua do Lavradio, 20 - Lapa

sexta-feira, 13 de julho de 2007

O futuro já começou!

Nos tempos da era digital, até exposição é multimídia.
Está aberta para visitação a exposição Recortes da Inquieta Retina, que reúne fotos com um tema comum: a cor. Vibrante ou pastel, a cor é usada como uma maneira de se mostrar que o mundo é colorido e é assim q deve ser enxergado.

A mostra reúne foto de Jayme Plotkowski (arquiteto), Luis Carlos Lopes (publicitário), Nilton de Moraes Filho (arquiteto e designer) e Sérgio Póvoa (engenheiro).

Essas fotos são projetadas numa parede do Oi Futuro, parede essa localizada num cyber-restaurante. Nessa vida tão agitada que levamos ultimamente, nada mais prático que uma exposição dessa maneira.Pode-se sentar, pedir um cafezinho e ainda apreciar uma interessante coletânea de fotos. É a tecnologia chegando à cultura!

Agora, não há mais desculpas para não ir a uma exposição por causa da famosa falta de tempo, pois até pela internet é possivel conferir essas fotos.

O futuro já começou! E esse ambiente futurista já pode ser percebido na arquitetura do local. Digno do Museu da Ciência de Londres!

Está aí a prova de que a tecnologia só vem ajudar, e que a cultura não morrerá jamais!



Recortes da Inquieta Retina
Até 31/7
De terça a domingo, das 11h às 20h - Nível 8
Oi Futuro - Rua Dois de Dezembro, nº 63 - Flamengo


Para conferir a exposição online, clique AQUI

quinta-feira, 12 de julho de 2007

E ela voltou!

Dona de uma voz inconfundível, que toca no fundo do coração de quem a ouve, Marisa Monte é uma artista como poucos.

Cada cd que lança, emplaca grandes sucessos.
E, cada ano que passa, vai deixando a sua linda marca na história da música brasileira. E esse novo trabalho, não poderia ser diferente.


Lançados em 2006, os cds Infinito Particular e Universo ao meu redor vêm recheados de boa música, com um clima totalmente brasileiro, com muito samba. Não tinha como não ser sucesso!As músicas estão em todas as rádios, e na trilha sonora de novelas, como é o caso de Infinito Particular, que estava na trilha da recém terminada novela, "Pé na Jaca", da Rede Globo.

A turnê Universo Particular já rodou o Brasil e várias cidades do mundo, como Londres, e foi um grande sucesso de público por onde passou.

O show é aquele para sentar e saborear cada momento. Com uma banda de grande qualidade e aquela voz envolvente da Marisa, não tem como não sair do show completamente extasiado pelo talento dessa cantora com uma grande experiência, mas com uma energia de iniciante.

E o sucesso foi tanto, que Marisa Monte está de volta ao Rio de Janeiro com sua turnê, dessa vez na casa de espatáculos Vivo Rio, no Aterro do Flamengo. E como diz a música que encerra seu show, não vá embora, não nos deixe nunca mais. E ela voltou!

E o Rio tem o prazer de curtir mais um pouquinho do talento dessa linda cantora!


Turnê Universo Particular
Local: Vivo Rio
Dias: 13, 14, 20 e 21/07
Às 22h
Mais informações, clique AQUI













(clique para ampliar)

Foto tirada no show da turnê no Citbank Hall (antigo Claro Hall), em Agosto/2006

quarta-feira, 11 de julho de 2007

O que é "Cultura"?

Há diversas formas de um povo demonstrar sua cultura. Seja na música, no cinema, no teatro, na literatura ou na gastronomia. Mas, afinal, o que é cultura?
Para uns, ser culto é ter conhecimento do que é erudito, é ser intelectual, frequentar as melhores rodas sociais. Para outros, é ter conhecimento do que é popular, do que é simples, mas considerado genuíno, marca de um lugar.
Não diria que nenhuma das duas visões está errada.
Muito pelo contrário, elas se completam.
Cultura é tudo aquilo relacionado à história de um povo. Do mais erudito ao mais popular, a cultura não tem preconceitos, ela recebe de braços abertos quem estiver com vontade de viver a história do povo ao qual ela retrata
Em se tratando de Brasil e, principalmente, Rio de Janeiro, temos muito o que falar em termos culturais. Uma roda de samba, aquela feijoada caprichada, as noites boêmias da Lapa, um concerto no Teatro Municipal, uma cervejinha no Garota de Ipanema.... O que não falta é opção para conhecer a alma do carioca. Com um povo tão diversificado, com gostos tão diferentes, há cultura carioca para todo os gostos!

Então, o objetivo desse blog é divulgar tudo o que há de bom na cultura carioca, sem preconceitos
e sem barreiras, prezando por atender a todo tipo de pessoas, mostrando tudo o que está rolando nessa cidade maravilhosa. E, por que não, apresentar algo de novo que esteja surgindo? Sugestões, são sempre bem vindas!

Vamos falar de tudo: música, cinema, literatura, gastronomia, teatro! Sem exceções!

E viva a cultura carioca!