quarta-feira, 11 de julho de 2007

O que é "Cultura"?

Há diversas formas de um povo demonstrar sua cultura. Seja na música, no cinema, no teatro, na literatura ou na gastronomia. Mas, afinal, o que é cultura?
Para uns, ser culto é ter conhecimento do que é erudito, é ser intelectual, frequentar as melhores rodas sociais. Para outros, é ter conhecimento do que é popular, do que é simples, mas considerado genuíno, marca de um lugar.
Não diria que nenhuma das duas visões está errada.
Muito pelo contrário, elas se completam.
Cultura é tudo aquilo relacionado à história de um povo. Do mais erudito ao mais popular, a cultura não tem preconceitos, ela recebe de braços abertos quem estiver com vontade de viver a história do povo ao qual ela retrata
Em se tratando de Brasil e, principalmente, Rio de Janeiro, temos muito o que falar em termos culturais. Uma roda de samba, aquela feijoada caprichada, as noites boêmias da Lapa, um concerto no Teatro Municipal, uma cervejinha no Garota de Ipanema.... O que não falta é opção para conhecer a alma do carioca. Com um povo tão diversificado, com gostos tão diferentes, há cultura carioca para todo os gostos!

Então, o objetivo desse blog é divulgar tudo o que há de bom na cultura carioca, sem preconceitos
e sem barreiras, prezando por atender a todo tipo de pessoas, mostrando tudo o que está rolando nessa cidade maravilhosa. E, por que não, apresentar algo de novo que esteja surgindo? Sugestões, são sempre bem vindas!

Vamos falar de tudo: música, cinema, literatura, gastronomia, teatro! Sem exceções!

E viva a cultura carioca!

5 comentários:

Sylvinha Assis disse...

Olhaaaa
Se esse blog continuar do jeito que está..
vou virar leitora oficial e com carteirinha daqui, viu!!!

Posta mais!
posta mais!!!
quero ler mais muito!!! hahahah

Beijão menina mais carioca de todas! hahahahha

ariani disse...

=/ só me deixou com mais vontade de ir praí...
amei o texto...
amei a idéia... tudo!
carioquíssima como é, tenho certeza que vai usar todo o carinho que tem pela cidade em que vive e todo conhecimento... pra fazer uma coisa bem legal aqui!!

o Rio é, sem sombra de dúvidas, um lugar incrível, que eu ainda ei de desbravar...rssss
não escondo minha paixão por essa cidade e nem por esse bando de carioca malandro que ando conhecendo... tenho certeza que assim que eu puser os pés aí, serei recebida de braços abertos por vocês e por esse Cristo que tem os braços abertíssimos sobre a Guanabara... rssssssss

precisando de ajuda com layout...
só gritar q eu venho... rssssss
super beijo, Carol!
=*****

Alê disse...

ficou lindo o blog!!!

vou bater carteira aqui todos os dias e me deliciar com tudo que o Rio nos proporciona! e tudo aos olhos de uma crítica e tanta!

apesar de tudo, amo muito nossa cidade de contrastes, porque acho que é exatamente isso que a faz tão especial.

bjão

Laura disse...

Faltava a nossa jornalista com um blog ne!
E eu ja gostei de cara, o layout de um gosto muito delicado...
Um texto gostoso de ler, pequeno e completo! Que deixa com gostinho de quero mais...

E ainda falando puras verdades!
A feijoada nas escolas de samba... O Garota de Ipanema, e ate mesmo os artistas de rua....
O Brasil e especial, e sinto que o Rio, de certa forma, consegue sintetizar toda essa especialidade - de forma geral, ne!

Esperando o proximo post!

Beijao Carol!

Cely disse...

Muito legal!
Tenho certeza que terá muito sucesso na sua vida profisional!
Bjão